VIII Encontro Nacional Obitel Brasil - 2021

O VIII Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva foi realizado em 2021, de forma remota, com o tema “Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempos de pandemia de Covid-19”. Na mesa de abertura, foi lançado o livro do biênio, com a presença do vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Prof. Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro; da Chefe do Departamento de Comunicações e Artes-CCA-ECA/USP, Drª. Claudia Lago; da coordenadora do PPGCOM-ECA/USP, Drª. Maria Clotilde Perez; da analista de valor social da Globo, Adriana Afonsina, e da coordenadora do CETVN da ECA/USP, Drª. Maria Immacolata Vassallo de Lopes. O Prof. Dr. Christian Dunker (Professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia/USP) e Alex Medeiros  (Líder de Produções Originais Globoplay/Grupo Globo) realizaram as palestras de abertura do evento sob a mediação da  Profa. Immacolata. Nos demais dias, os grupos do Obitel Brasil apresentaram suas pesquisas em mesas temáticas.

Data: 13 a 16 de dezembro de 2021

Dia 1 – 13/12/2021

Dia 2 – 14/12/2021

Dia 3 – 15/12/2021

Dia 4 – 16/12/2021

Local: Online (canal da ECA-USP no YouTube)

Acesse a cobertura completa

VII Encontro Nacional Obitel Brasil - 2019

O VII Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro de 2019 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na mesa de abertura, o livro do biênio, intitulado “A Construção de Mundos na Ficção Televisiva Brasileira”, foi lançado. Estiveram presentes o professor Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro (ECA-USP) e as professoras Drª. Maria Cristina Palma Mungioli (USP), Drª. Roseli Aparecida Figaro Paulino (CCA-USP) e Drª. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP). A diretora de responsabilidade social da Globo, Beatriz Azeredo, completou a mesa de abertura. Além das mesas temáticas nas quais os grupos do Obitel apresentaram seus trabalhos, houve a mesa Globo com as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, Beatriz Azeredo e o roteirista Ricardo Calil. Já no segundo dia do evento, a Prof.ª. Drª. Mayra Rodrigues Gomes (ECA-USP) apresentou a conferência “Interdiscurso nas Produções Televisivas”.

Data: 5 e 6 de novembro de 2019

Local: São Paulo – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)

VI Encontro Nacional Obitel Brasil - 2017

Em comemoração aos 10 anos da Rede Obitel Brasil, o VI Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva trouxe como tema central as práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Além do lançamento do livro do biênio, o evento contou com mesas de apresentação, nas quais os grupos da Rede Obitel apresentaram suas pesquisas, e com a mesa de debate da Globo “Gêneros, arcos narrativos e ações socioeducativas: Casos de A Força do Querer e Sob Pressão”. Participaram dessa mesa a diretora de responsabilidade social da Globo, Beatriz Azeredo, o redator final de Sob Pressão, Lucas Paraizo, e a autora da minissérie Justiça, Manuela Dias. O roteirista da Globo Rodrigo Fonseca foi o mediador. Também foi lançado o “Anuário Obitel 2017: Uma Década de Ficção Televisiva na Ibero-América. Análise de Dez Anos do Obitel”. Matt Hills, da University of Huddersfield, localizada no Reino Unido, – um dos maiores especialistas contemporâneos em cultura de fãs – encerrou o evento com a conferência “Contemporary telefantasy brands: from world-building to the ‘fan world’?”.

Data: 5 e 6 de dezembro de 2017

Local: São Paulo – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)

Acesse a cobertura completa

V Encontro Nacional Obitel Brasil - 2015

No V Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva, a rede lançou o livro “Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira”. Os grupos do Obitel Brasil apresentaram seus trabalhos em mesas temáticas. Nesse ano, também houve uma mesa comemorativa em homenagem aos 50 anos da Globo com a presença de Mauro Alencar, consultor e pesquisador da Globo, e dos autores da emissora George Moura e Rodrigo Fonseca. Em seguida, aconteceu a mesa de debates “Temas Sociais e Ações Socioeducativas em Telenovelas”. Participaram a autora Glória Perez, a diretora de responsabilidade social da Globo, Beatriz Azeredo, o fundador da agência de responsabilidade social Comunicarte, Marcio Schiavo, e a Profª. Drª. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA-USP). A mediação foi feita por Rodrigo Fonseca.

Data: 8 e 9 de outubro de 2015

Local: São Paulo – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)

Acesse a cobertura completa

IV Encontro Nacional Obitel Brasil - 2013

O IV Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva abordou a transmidiação, com o lançamento do livro “Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira”. A mesa de abertura trouxe as professoras Drª. Margarida Kunsch (ECA-USP), Drª Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Drª Roseli Fígaro (ECA-USP), além da gerente de desenvolvimento institucional da Globo, Viridiana Bertolini, e da gerente de Learning & Insights do IBOPE Media. Ao final do evento, o professor e pesquisador Carlos Scolari, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, apresentou a conferência “Como Pesquisar as Narrativas Transmídia?”

Data: 05 e 06 de novembro de 2013

Local: São Paulo – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)

III Encontro Nacional Obitel Brasil - 2011

No III Encontro Obitel Nacional de Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil, a rede  Obitel Brasil lançou o livro “Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais”. Nas mesas temáticas, os grupos apresentaram as pesquisas do biênio. As palestras ficaram por conta de Mario Carlón, do Instituto Gino Germani da Universidad de Buenos Aires (UBA), e Arlindo Machado (USP/PUC-SP).

Data: 21 e 22 de novembro de 2011

Local: São Paulo – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)

II Encontro Nacional Obitel Brasil - 2009

II Encontro Nacional Obitel Brasil. São Paulo, 16 a 18 de novembro de 2009.

I Encontro Nacional Obitel Brasil - 2007

I Encontro Nacional Obitel Brasil. São Paulo, 26 a 28 de setembro de 2007.