Universidade de São Paulo (USP)

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Coordenadora

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com doutorado e mestrado pela mesma Universidade. Bolsista de produtividade do CNPq 1A. Presidente da Associação Ibero-Americana de Comunicação (AssIBERCOM). Editora da Revista MATRIZes. Co-coordenadora do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (OBITEL). Coordenadora da Rede OBITEL Brasil de Pesquisadores da Ficção Televisiva. Coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP).

E-mail: immaco@usp.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7326620682313478.



Maria Amélia Paiva Abrão

Vice-coordenadora

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM-SP. Doutorado Sanduíche no dept. de Comunicação do Boston College. Desde 2021, trabalha como pesquisadora e na vice-coordenação do CETVN e dos projetos de pesquisa Obitel Brasil e Obitel-USP. Atualmente, é professora substituta no dept. Comunicação Organizacional da FAC UnB.

E-mail: mapa.abrao@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6101479450020768.



Claudia Peixoto de Moura

Pesquisadora

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra – UC; e pela ECA/USP. Pesquisadora do CETVN e vice-coordenadora do projeto OBITEL Brasil, ECA/USP. Membro da equipe do Fórum Ensicom e presidente do Conselho Fiscal da INTERCOM. Diretora Administrativa/Financeira da ALCAR. Ex-presidente e conselheira da ABRAPCORP.

E-mail: claudiapeixoto.moura@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2648987376985743.



Bruno Iury Fracchia

Pesquisador

Doutorando em Ciências da Comunicação pela USP, mestre e bacharel em Artes Cênicas pela USP, graduado em Linguística pela USP e licenciado em Português pela USP. Um dos criadores da telenovela Fina Estampa, é ator e pesquisador do CETVN (Centro de Estudos de Telenovela – ECA/USP), com interesses nos estudos sobre telenovela, séries, narrativa e educação.

E-mail: Bruno.fracchia@usp.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8359412843148051.



Jade Gonçalves Castilho Leite

Assistente de Pesquisa

Mestranda do Programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP. Formada na Licenciatura em Educomunicação na mesma instituição e em Jornalismo pela PUC-Campinas. Atua como bolsista de Apoio Técnico no Centro de Estudos de Telenovelas (CETVN) da USP. Foi bolsista no programa Proiad-Línguas pelo Centro de Línguas da FFLCH- USP e em Iniciação Científica em Educomunicação e Saúde na ECA-USP.

E-mail: jadegcleite@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5263399605891352.



Hellen Cristina de Almeida Barreto

Assistente de Pesquisa

Graduanda de Artes Cênicas (ECA-USP) e estudante do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo (Etec Jornalista Roberto Marinho). É bolsista PIBIC no CETVN.

E-mail: hellenalmeida@usp.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9903987697711987.



João Alfredo Alineri Ramos

Pesquisador

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e Pesquisador do CETVN, ambos da ECA-USP. Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e Especialista em Produção Executiva de Gestão de TV. Atua há 13 anos no mercado de TV e atualmente é Supervisor de Programação na TV Globo de São Paulo.

E-mail: joao.alfredo@usp.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6753785289262321.



Renata Pinheiro Loyola

Pesquisadora

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, especialista em Comunicação: Novas Tecnologias e Hipermídia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH e graduada em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Acadêmica de Divinópolis. É pesquisadora do CETVN (ECA/USP), com interesses nos estudos sobre telenovela, discurso, imaginário e entretenimento.

E-mail: renataloyola@usp.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2054251998838372.



Felipe Gabriel da Silva

Assistente de Pesquisa

Graduando em Letras – Grego (FFFLCH-USP) e membro do Centro de Estudos de Telenovela (ECA-USP). Técnico em Informática pelo IFMT (2021).

E-mail: felipegabriel1110@usp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2450909216835282



Marcel Antônio Verrumo

Pesquisador

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Narrativas Midiáticas e Educação. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela mesma instituição, com parte da graduação cursada na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Experiência em Docência e em Comunicação.

E-mail: verrumo@usp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1224711837241737



Talitta Oliveira Cancio

Pesquisadora

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pesquisadora do Centro de Estudos em Telenovela (CETVN – ECA/USP). Pesquisa representação bissexual em telenovelas, é ativista da Frente Bissexual Brasileira e criadora da página Bi na Mídia.

E-mail: talitta.cancio@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2134988739309680



Renan dos Santos Dias

Assistente de Pesquisa

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e membro do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), sediado na ECA-USP. Técnico em Informática pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Jacareí, com estágio concluído na prefeitura da mesma cidade (2021).

E-mail: renandias@usp.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8455657669073139



Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Cecília Almeida Rodrigues Lima

Coordenadora

Jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE. Coordenadora da equipe UFPE da rede Obitel Brasil, e membro da coordenação colegiada da rede. Pesquisa cultura de fãs, transmidiação, teledramaturgia e fenômenos relacionados às redes sociais digitais.

E-mail: cecilia.lima@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0022671868840293



Diego Gouveia Moreira

Vice-coordenador

Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE. Atua também como pesquisador associado ao Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL Brasil). É autor do livro Cultura Participativa na Ficção Seriada Televisiva, publicado em 2021 pela Editora UFPE.

E-mail: diego.moreira@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7587193002993104



Gêsa Karla Maia Cavalcanti

Pesquisadora

Professora substituta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutoranda ECA-USP (Projeto Humanidades – OBITEL). Doutora e Mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM).

E-mail: gesacavalcanti@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6487443925928160



Marcela Costa

Pesquisadora

Publicitária e docente do curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE.

E-mail: marcelapup@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252310737351015



Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa

Pesquisador

Pós-doutorado em Comunicação (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e Jornalista pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa temáticas ligadas à mídia, gênero e sexualidades.

E-mail: ricardo.saboia@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5846187515027421



Soraya Maria Bernardino Barreto Januário

Pesquisadora

Pós-doutorado no Institute of Gender, Sexuality and Feminisms (IGSF), McGill University, Canadá. Doutora em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Publicitária e professora do Departamento de Comunicação da UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE- PPGDH/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE – PPGCOM/UFPE.

E-mail: soraya.barreto@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9445751629301499



Dyego Mendes do Nascimento

Pesquisador

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como pesquisador e bolsista Pibic pela CNPQ e Propesqi. É membro do grupo de pesquisa em Educação Contemporânea O Imaginário e também do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel-UFPE).

E-mail: dyegomendes24@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7819813725990391



Cesar Melo de Freitas Filho

Pesquisador

Graduando em Comunicação Social pela UFPE, atua como repórter do Observatório da Vida Agreste (OVA), laboratório da UFPE, e também como redator freelancer. Tem interesse em pesquisa sobre representações LGBTQIA+, discurso e subjetividade. É bolsista Pibic do Edital Pró-Humanidades do Obitel-Brasil.

E-mail: cesar.freitas@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8437250445026387



Johany Medeiros

Pesquisadora

Graduanda em Comunicação Social pela UFPE, atua como Social Media, Redatora e Assessora de Comunicação do Entrecurso: Carreiras e Profissões. Atualmente pesquisa na linha de intermidialidade e Cinema Pernambucano, do grupo de pesquisa do Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (Laisa) e também atua como roteirista e diretora cinematográfica.

E-mail: johany.medeiros@ufpe.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6939365965360404



Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Lírian Sifuentes

Coordenadora

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação da UFRGS. Jornalista na TVE-RS. Doutora em Comunicação pela PUCRS (2014) com Doutorado-Sanduíche na Texas A&M University. Mestre (2010) em Comunicação e Jornalista (2008) pela UFSM. Coordenadora da equipe Obitel/RS.

E-mail: lisifuentes@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003376883050656



Sara Alves Feitosa

Vice-coordenadora

Professora nos cursos de Jornalismo e Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante da rede de pesquisadores OBITEL/ Brasil e do Grupo de Pesquisa t3xto (GPt3xto/ CNPq/Unipampa).

E-mail: sarafeitosa@unipampa.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5451869210045387



Nilda Aparecida Jacks

Pesquisadora

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/ UFRGS e bolsista PQ 1.

E-mail: jacks@ufrgs.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7001106299339932



Daniel Silva Pedroso

Pesquisador

Professor de Jornalismo e Realização Audiovisual e mentor da Agência Experimental de Comunicação da Unisinos. Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2015) com Doutorado-Sanduíche no Departamento de Rádio, Televisão e Cinema da Escola de Comunicação da Universidade do Texas em Austin.

E-mail: pedroso@unisinos.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2783913581223327



Fabiane Sgorla

Pesquisadora

Professora no curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos. Integrante do Grupo de Pesquisa Grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS).

E-mail: fabiane.sgorla@ufrgs.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3321812749840851



Guilherme Barbacovi Libardi

Pesquisador

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, onde também realiza pós-doutorado. Doutor em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Além da rede Obitel Brasil, é integrante dos Grupos de Pesquisa Cinemídia (UFSCar) e Comunicação e Práticas Culturais (UFRGS).

E-mail: gblibardi@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3447827961316548



Erika Oikawa

Pesquisadora

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPA. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Comunicação e Práticas Culturais/UFRGS e do OBITEL/Brasil. Atualmente, é professora e coordenadora do curso de Comunicação – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

E-mail: erikaoikawa@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4276065633580595



Vanessa Scalei

Pesquisadora

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. Bacharel em Jornalismo pela UFSM e especialista em Televisão e Convergência Midiática pela Unisinos. Pesquisadora do OBITEL/Brasil. Atualmente é Head de Conteúdo na Agência Canarinho.

E-mail: vanessa.scalei@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1243886360290332



Lucas Pires de Oliveira

Pesquisador

Mestrando em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), junto à Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

E-mail: lucaspires019@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8386170727418402



Denise Avancini Alves

Pesquisadora

Professora vinculada ao Departamento de Comunicação, junto ao curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS), Mestre em Administração (UFRGS).

E-mail: denise.avancini@ufrgs.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9472272171334178



Joselaine Caroline da Silva Santos

Pesquisadora

Doutoranda em Comunicação pela UFRGS. Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora do OBITEL/Brasil e participante do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (CNPq).

E-mail: jcarolinesk@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4583993738578896



Denise Teresinha da Silva

Pesquisadora

Doutora (2008) Mestra (2002) Ciências da Comunicação–UNISINOS, doutorado sanduíche–Universidad Autónoma de Barcelona. Professora Associada–UNIPAMPA. Pós-doutoranda Comunicação–UFRGS; Pesquisadora NP Recepção Cultura Midiática e Rede Obitel. Conselho ABPCom (2019-21). Coordenadora e vice-coord. (2015-18) GP Comunicação para Cidadania–INTERCOM. CEP (2012-18) e Diretora de Unidade–UNIPAMPA (2009-13).

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0751041161638098.



Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Gabriela Borges

Coordenadora

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade do Algarve e Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Professora do Programa de Pós­-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. É coordenadora brasileira da Rede Alfamed, do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM/UFJF.

E-mail: gaborges@ualg.pt

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157127991275816



Daiana Sigiliano

Vice-coordenadora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Jornalista (Faculdade de Minas) e especializada em jornalismo multiplataforma pela UFJF. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPQ). Co-­coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Alfabetização Midiática.

E-mail: daianasigiliano@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329090470307145



Eutália Ramos

Pesquisadora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Competência Midiática, Estética e Temporalidade. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

E-mail: ramoseutalia@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5406259548242129



Larissa Oliveira

Pesquisadora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

E-mail: larissalopes.ufpb@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3921427657862396



Júlia Garcia

Pesquisadora

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na linha Competência Midiática, Estética e Temporalidade. Possui graduação em Jornalismo pela mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

E-mail: julia.ggaa@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0361684774087658



Hsu Ya Ya

Pesquisadora

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

E-mail: fhernandayaya@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9473340134585284



Gustavo Furtuoso

Pesquisador

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF/CNPq) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

E-mail: gfurtuoso@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2508645319304404



Isadora Imbelloni Ignácio

Pesquisadora

Graduada em Rádio, TV e Internet pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi bolsista de treinamento profissional no projeto Gestão e produção de conteúdos multiplataforma: Observatório da Qualidade no Audiovisual. É membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática do PPGCOM/UFJF.

E-mail: isadora.imbelloni@estudante.ufjf.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7234380948890876



Ana Paula Dessupoio Chaves

Pesquisadora

Doutora em Comunicação e Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF) e em História do Teatro Brasileiro e Ocidental (CAL). Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação, da UFJF. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (UFJF/CNPq) e editora da Revista Lumina do PPGCOM/UFJF.

E-mail: anadessupoio@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7234380948890876



Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Maria Carmen Jacob de Souza

Coordenadora

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê/UFBA).

E-mail: mcjacobsg@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3653549249577371



Hanna Nolasco

Vice-coordenadora

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma Universidade. Investiga telenovelas musicais brasileiras. Atualmente é bolsista de Extensão no País (EXP-B), do CNPq, no projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania”.

E-mail: hannanfl@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9489559600507649



Genilson Alves

Pesquisador

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Investiga a relação entre a abordagem das questões sociais nas telenovelas e as estratégias comunicacionais da Globo entre 2013 e 2023. Atualmente é bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A), do CNPq, no projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania”.

E-mail: genilson.falves@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8409040129934605



Tcharly Briglia

Pesquisador

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Bacharel em Comunicação Social e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Ficção Televisiva Seriada da Intercom e do Laboratório de Análise de Teleficção – A-Tevê (UFBA). Professor de Ensino Médio e produtor audiovisual.

E-mail: tcharlybriglia@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7763031306973560



Thaiane Machado

Pesquisadora

Jornalista, Doutoranda e Mestra em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), Especialista em Previsão de Tendências e Comportamento do Consumidor (IESB/Brasília) e em Criação Publicitária (Belas Artes/SP). Professora em cursos de graduação e pós-graduação. No doutorado, desenvolvo pesquisa sobre os modos de consumo de ficção seriada na contemporaneidade.

E-mail: thaianesmachado@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2994074370449831



Gustavo França

Pesquisador

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre pela linha Cultura, Economia e Políticas da Comunicação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Sergipe. Realiza pesquisas sobre o campo da animação, com foco principal nas produções animadas japonesas.

E-mail: gustavoalong@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5065723093783019



Maíra Bianchini

Pesquisadora

Pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e doutora pela mesma instituição. Cocriadora, professora e consultora do Estude Séries, projeto dedicado às séries de TV e narrativas ficcionais televisivas. Atualmente, é bolsista de Extensão no País (EXP-C), do CNPq, no projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania”.

E-mail: mairabianchini@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9121560227805932



Inara Rosas

Pesquisadora

Doutora e mestra pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Professora do Centro Universitário Jorge Amado. Interesses de pesquisa: narrativas audiovisuais contemporâneas, cinema latino-americano, ficção televisiva brasileira, estilo e autoria no cinema e na televisão. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba.

E-mail: inararosas@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0325421949074871



Victor Adriano Ramos

Pesquisador

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Cinema e narrativas sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Roteirista e pesquisador audiovisual, desenvolve pesquisa em narrativas seriadas, com foco em telenovelas.

E-mail: adrianovctr92@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/8425189947367696



Amanda Azevedo

Pesquisadora

Bacharel em Relações Públicas, Mestre em Computação, Comunicação e Artes, ambos pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Membro do A-Tevê – Laboratório de Análise de Teleficção. Pesquisadora ouvinte que investiga acessibilidade e inclusão no audiovisual.

E-mail: mandsazevedos@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402511393947865



Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

João Carlos Massarolo

Coordenador

Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou: A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2010) e Narrativa Transmídia: a arte de construir Mundos (2011), entre outros artigos. É Professor associado da Universidade Federal de São Carlos; Coordenador do grupo de pesquisa GEMInIS, Editor da Revista GEMInIS e bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

E-mail: massaro@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3308336910966465



Dario de Souza Mesquita Júnior

Vice-coordenador

Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2020), possui mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Professor adjunto da UFSCar, atuando no curso de Bacharelado em Imagem e Som. Pesquisador do GEMInIS (Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som) e do Obitel Brasil. Editor Executivo da Revista GEMInIS.

E-mail: dario@ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971073259949864



Allison Vicente Xavier Gonzalez

Pesquisador

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrando em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa em Epistemologia das Ciencias Humanas e Estética; e em Narrativas Interativas e Seriadas.

E-mail: allisonvxg@estudante.ufscar.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9650332168309193



Naiá Sadi Câmara

Pesquisadora

Pós-doutora em Comunicação e Artes pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente titular no programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (Uni-Facef), Líder do grupo de pesquisa TransLEd “Comunicação, Letramentos transmídia e educação” e pesquisadora do GEMInIS.

E-mail: naiasadi@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8473437310101321



Marilha Naccari Santos

Pesquisador

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC-UFSC). Curadora e produtora, realiza o Festival de Cinema Internacional Florianópolis Audiovisual Mercosul com forte ação de formação de público, formação profissional, desenvolvimento de ecossistema do audiovisual. É professora de Cinema, Mestre em Literatura (UFSC/2014), MBA em Gestão de Pessoas por Competência (IPOG/2016) e Coaching (IPOG/2015).

E-mail:  naccari@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2864651748971615



Rafael Leandro de Souza

Pesquisador

Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPE (2022) e Bacharel em Jornalismo pela UFPE (2011). Pesquisador sobre as relações entre
televisão aberta e streaming (TV Globo e Globoplay). Ex-bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Lecionou as disciplinas “Televisão no Brasil” na UFPE (2021) e “Introdução ao Audiovisual” na Uninassau (2013-2014).

E-mail: rafael.leandro@ufpe.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4706434561726959



Claudia Erthal

Pesquisadora

Pós-doutoranda em Comunicação na área de economia da atenção, vida digital e plataformização da cultura. Doutora e Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Docente da disciplina de Jornalismo Social e Comunitário na Universidade FIAM-FAAM/SP (2015). Master of Arts/MA – Independent Film and Video – University of London (1994).

E-mail: claudiaerthal2@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4072581540204776



Guilherme Belarmino

Pesquisador

Jornalista, mestrando em Imagem e Som na UFSCar, e pós-graduado em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas pela mesma insituição. Possui mais de dez anos de experiência em reportagem e jornalismo. Ganhador do 38 Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos pelo programa Profissão Repórter, com uma edição sobre a Chacina de Osasco. Atualmente é repórter da Rede Globo.

E-mail: guilherme.belarmino@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2058041487349115



André Fischer

Pesquisador

Mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Criador e Diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, diretor do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura, consultor e palestrante de comunicação inclusiva e diversidade. Colaborador de publicações direcionadas ao público lgbtqia+, sete livros publicados entre eles Manual Ampliado de Linguagem Simples (Ed. Matrix, 2021).

E-mail: afischer@uol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7828596132164484



Pedro Belizario

Pesquisador

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Imagem e Som (UFSCar) com estudos acerca do formato, estrutura narrativa e gênero das séries brasileiras da Globoplay e Netflix. Participa do Grupo de Pesquisa em Mídias Interativas (GEMInIS), onde realizou a Iniciação Científica: “TV Quase” – uma alternativa de produção no ambiente transmídia (2019).

E-mail: belizario.n.pedro@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0358638849860024



Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Valquíria Michela John

Coordenadora

Professora permanente do PPGCOM/UFPR e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da UFPR. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Vice-líder do grupo Nefics. Atua na Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica da UFPR e no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola/PICCE. Vice- Presidente da Compós (Diretoria 2023-2025). Bolsista PQ2 CNPq.

E-mail: vmichela@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0028569012805646



Lourdes Ana Pereira Silva

Vice-coordenadora

Docente do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade CEUMA. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Bacharel em Comunicação – Publicidade e Propaganda (Uniceuma).

E-mail: lourde_silva@hotmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9052644840404916



Anderson Lopes da Silva

Vice-coordenador

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e Mestre em Comunicação pela UFPR. Professor (Lecturer) na Chulalongkorn University (Bangkok, Tailândia), instituição onde também realizou estágio pós-doutoral no Center of Latin American Studies. Membro da Comissão Editorial e Executiva da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación. Pesquisador do GELiDis (CNPq/ECA-USP) e do NEFICS (CNPq/UFPR).

E-mail: anderson.l@chula.ac.th

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5928025738021730



Aline Vaz

Pesquisadora

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutora e mestra com estágio pós-doutoral pelo PPGCom/UTP. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estéticas e Tecnologias do Audiovisual do PPGCom/UTP. Líder do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom/UTP/CNPq).

E-mail: alinevaz900@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3530527402477171



Beatriz Martins de Castro

Pesquisadora

Mestranda em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, na Universidade Federal do Paraná. Bacharela em Publicidade e Propaganda e em História – Memória e Imagem pela mesma instituição. É integrante do Obitel Brasil junto ao grupo UFPR e do NEFICS/UFPR. Sua pesquisa atual está focada em telenovela brasileira e representação de identidades femininas muçulmanas.

E-mail: btmcastro@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0895132300581955



Felipe da Costa

Pesquisador

Doutorando em Comunicação (PPGCOM/UFPR), com mestrado em Jornalismo (UFSC) e graduação em Jornalismo e Relações Públicas. Bolsista do UNIEDU/FUMDES, do Governo do Estado de Santa Catarina. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades (Nefics/CNPq).

E-mail: contato@felipedacosta.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5635884450482433



Leonardo José Costa

Pesquisador

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2021), especialista em Docência para o Ensino Superior (Univali, 2022) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (Univali, 2014). Integrante do grupo de pesquisa NEFICS – Núcleo de Estudos de Ficção Seriada e Audiovisualidades (UFPR). Pesquisa animações e seus atravessamentos por questões de gênero, cultura e identidade.

E-mail: leojcosta@outlook.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4287587020243907



Nathalia Akemi Lara Haida

Pesquisadora

Doutoranda em Comunicação na linha de Cultura no PPGCOM/UFPR, mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR e publicitária pela Universidade Positivo. Possui experiência com criação publicitária e campanhas digitais. Na pesquisa, explora os temas mitologia, consumo e gênero.

E-mail: akemihaida@icloud.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3106692454824000



Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UFSM/UNILA)

Camila da Silva Marques

Coordenadora

Professora Adjunta do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Comunicação pelo PPG da UFSM. Coordenadora do projeto de Extensão LAB&ART: estudos e experimentações em Direção de Arte (PRPPG/PROEX) e do projeto de Extensão Costuras em Rede: publicizando o Laboratório e Acervo de Direção de Arte do ILAACH (PRPPG/PROEX). Integrante da BRADA – Coletivo de Diretoras de Arte do Brasil.

E-mail: camila.marques@unila.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7581141843974703



Sandra Depexe

Coordenadora

Graduada, mestre e doutora em Comunicação pela UFSM. Docente no Departamento de Ciências de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Vice-líder do grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia e líder do grupo Conecta – Comunicação e Experimentação Criativa. Expertise em comunicação visual, produção editorial, telenovela, Twitter e consumo.

E-mail: sandradpx@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7400360496252297



Veneza Mayora Ronsini

Vice-coordenadora

Professora Titular do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora PQ2 no CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Usos Sociais da Mídia. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com estágios na Universidade da Califórnia e na Nottingham Trent University. Especialista em Mídia, classe social, gênero, e identidades juvenis. Integrante ativa do Observatório Brasileiro de Ficção Televisiva e de projetos internacionais.

E-mail: venezar@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0158036614584571



Lúcia Loner Coutinho

Pesquisadora

Formada em Jornalismo (PUCRS), com mestrado e doutorado em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (2016-2017). Pesquisadora do Obitel-Brasil, concentra-se em estudos de identidade cultural, comunicação televisiva, cultura da mídia e estudos culturais.

E-mail: lucialoner@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9640605908986477



Marina Judiéle dos Santos Freitas

Pesquisadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) da linha Mídia e Identidades Contemporâneas. Bacharel em Comunicação Social – Produção Editorial pela UFSM.

E-mail: marinafreitas.js@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9321159774729075



Lavínia Neres Feronato

Pesquisadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM) da linha Mídia e Identidades Contemporâneas. Bolsista Capes. Bacharel em Comunicação Social – Produção Editorial pela UFSM.

E-mail: lavinianeres@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8933104647688517



Kaylane de Oliveira Fernandes

Assistente de Pesquisa

Graduanda em Comunicação Social – Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria. Voluntária do grupo de pesquisa “CONECTA – Comunicação e Experimentação Criativa”. Bolsista de Iniciação Científica no projeto desenvolvido pela OBITEL: “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania” Área de interesse: Mídia, consumo e identidade.

E-mail: kaylanefernandes28@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8642299795952205



Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Maria Ignês Carlos Magno

Coordenadora

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Líder do GP Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM/CNPq).

E-mail: unsigster@gmail.com/maria.magno@animaeducacao.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1139572756285287



Rogério Ferraraz

Vice-coordenador

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Mestre em Multimeios (Unicamp). Docente do PPGCOM UAM desde 2006. Co-organizador do livro Análise da ficção televisiva: metodologias e práticas (Insular, 2019). Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE (2023-2025). Líder do GP Estudos do horror e do insólito na Comunicação (UAM/CNPq) e vice-líder do GP Inovações e rupturas na ficção televisiva (UAM/CNPq).

E-mail: rogerioferraraz@uol.com.br/rogerio.ferraraz@animaeducacao.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7227946196791923



Ana Lúcia Pinto da Silva Nabeiro

Pesquisadora

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES. É Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais (2020) e jornalista formada pela mesma instituição (2013). Integrante do GP Inovações e rupturas na ficção televisiva (UAM/CNPq).

E-mail: analuciapinto.assessoria@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9041830439319721



Bernardo José Monteiro Lotti

Pesquisador

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bacharel em Mídias Digitais (PUC-Campinas). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

E-mail: bjml.01@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1698700299077504



João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Pesquisador

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens).

E-mail: jp_hergesel@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0081045915422658



Marcella Ferrari Boscolo

Pesquisadora

Professora do Centro Universitário Belas Artes, atuando na pós-graduação lato sensu. Doutoranda e Mestra em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Bacharela em Jornalismo (UNINOVE), especialista em Marketing Digital (FAAP) e em Comunicação e Cultura de Moda (Belas-Artes). À frente do podcast “Vozes Decoloniais” desde 2021. Dirigiu os filmes “Cantos de Origem” (2019) e “Refloresta” (2021).

E-mail: marcellaferrari.jor@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461761269061306



Nara Lya Cabral Scabin

Pesquisadora

Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo realizado estágio pós-doutoral em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP. Integrante do GP Inovações e rupturas na ficção televisiva (UAM/CNPq).

E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8600661274396116



Renan Claudino Villalón

Pesquisador

Professor da Universidade Anhembi Morumbi, com disciplinas nos cursos de Rádio, TV e Internet, Cinema e Audiovisual e Relações Públicas. Doutor e mestre em Comunicação (UAM). Bacharel em Comunicação Social: Radialismo (USJT). Membro do grupo de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq).

E-mail: renan.villalon@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7644396482655843



Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fiocruz (UFRJ/Fiocruz)

Ana Paula Goulart Ribeiro

Coordenadora

É formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1990), tendo também cursado história na mesma instituição. Fez mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em história contemporânea na Universidade de Grenoble. É professora da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.

E-mail: goulartap@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2408262120718131



Igor Pinto Sacramento

Vice-coordenador

É doutor (2012) e mestre (2008) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), tendo realizado estágio pós-doutoral na mesma instituição. É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz) e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ).

E-mail: igor.sacramento@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1758813567228605



Juliana Tillmann Camara Ribeiro

Pesquisadora

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, bolsa sanduíche CNPq na Sorbonne Nouvelle, Paris. Mestrado e graduação em História pela PUC-Rio, e cursou dois anos em Artes Cênicas, Unirio. Pesquisadora do Nepcom/ECO-UFRJ, integrante do Obitel, da rede ReLAHM e da rede franco-brasileira AMIS. Foi pesquisadora no Memória Globo, 2022, e no Acervo Roberto Marinho, de 2014 a 2019, ambos na TV Globo.

E-mail: jujutcr@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283841373516410



Thiago Monteiro de Barros Guimarães

Pesquisador

Mestrando do PPGCOM/UFRJ, possui graduação em Rádio e TV (UFRJ) e pós-graduação em Roteiro para Cinema, TV, Web e Multiplataformas (UVA). É pesquisador da Gerência de Acervo da EBC, participando em quadros como Rádio Memória (Rádio MEC AM) e Memória Nacional (Rádio Nacional). Pesquisador do Nepcom/ECO-UFRJ, integrante do Obitel e da rede franco-brasileira AMIS.

E-mail: tgogui86@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4844006671446578



Marina de Albuquerque Reginato

Pesquisadora

Mestranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ), sendo graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição (ECO/UFRJ). Pesquisadora do Memento (ECO/UFRJ), da rede franco-brasileira AMIS e integrante do Obitel. Atuando profissionalmente há cinco anos no audiovisual, atua desde 2021 como analista de conteúdo de dramaturgia no Globoplay.

E-mail: marinareginato1@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6921169454291030



Patrícia Cardoso D’Abreu

Pesquisadora

Jornalista (PUC-Rio), mestre em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ), doutora em Comunicação (UFF), professora adjunta do DepCom UFES e coordenadora do curso de Jornalismo na UFES. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq Corpo, Imagem e Afeto (Cepec UFES) e do Memento (Nepcom UFRJ); pesquisadora do Obitel Rio desde 2015.

E-mail: patriciadabreu@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7765390477021301



Rhayller Peixoto da Costa Souza

Pesquisador

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Eco-UFRJ, possui mestrado pela mesma instituição e graduação pela Ufal. Membro do NECHS (Fiocruz/UFRJ) , do Memento (UFRJ) e pesquisador do Obitel. Atualmente é jornalista editor do Memória Globo.

E-mail: rhayllerpeixoto@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2196485787852682



Tatiana Oliveira Siciliano

Pesquisadora

Possui graduação em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), doutorado em Antropologia Social – Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutora em Sociologia pela UFRJ-IFCS (2012/2013). É professora do quadro principal do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e atualmente é Diretora do Departamento de Comunicação.

E-mail: tatiana.sicilianopuc@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8087260703487460



Miranda Perozini

Pesquisadora

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente cursando mestrado em Mídias e Mediações Socioculturais pelo PPGCOM Eco/UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos estudos de telenovela, temporalidade, e ficção seriada. Membro do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação, e do grupo de pesquisa Memento – Mídia, Memória e Temporalidade (UFRJ).

E-mail: mirandaperozini@gmail.com

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6530441915362803



Gabriela Ruth Alves Pereira da Silva

Pesquisadora

Mestranda do PPGCOM/UFRJ, possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Memento (Nepcom/UFRJ) e pesquisadora do Obitel.

E-mail: silvagabrielaper@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6090397482326519



Ana Carolina dos Santos Talavera

Assistente de Pesquisa

Aluna do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Memento (Nepcom/UFRJ) e pesquisadora do Obitel.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9897806130363074