VIII Encontro Obitel Brasil debate a criação na ficção televisiva no contexto da pandemia

Em 2021, o VIII Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva foi na modalidade on-line em decorrência da pandemia da covid-19. 

No ano de 2021, o VIII Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva ocorreu entre 13 e 16 de dezembro, na modalidade on-line, em decorrência da pandemia da covid-19. O evento foi transmitido pelo canal da ECA-USP, no YouTube.

A mesa de abertura contou com a participação do vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP, Prof. Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro, da Chefe do Departamento de Comunicações e Artes- CCA- ECA/USP, Profa. Dra. Claudia Lago, da coordenadora do PPGCOM-ECA/USP, Profa. Dra. Maria Clotilde Perez,  de Adriana Afonsina, analista de valor social da Globo, e da coordenadora do CETVN ECA/USP, Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes.

O Prof. Dr. Christian Dunker (Prof. titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia/USP) e Alex Medeiros  (Líder de Produções Originais Globoplay/Grupo Globo) realizaram as palestras de abertura do evento sob a mediação da  Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes (CETVN-ECA/USP).

O lançamento do sétimo volume da coleção Teledramaturgia, Criação e inovação na ficção televisiva brasileira em tempos de pandemia covid-19 (Clea Editorial, 2021) contou ainda com a presença das coordenadoras do e-book, Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Profa. Dra. Lourdes Silva, e do Prof. Dr. João Paulo Hergesel, responsável pela editoração da obra, que reúne textos de pesquisadores da Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva).

A pesquisa bienal do Obitel Brasil (2000-2021) propôs debater os processos de criação e inovação na ficção televisiva brasileira, nos âmbitos da produção, distribuição e recepção, focando-os especificamente no período da pandemia da Covid-19 no país.